quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PORTAL DO PROFESSOR - Relatório de Aula


Tema: Literatura Infantil: Expressividade

Autora: Josélia Soares Nunes dos Santos

Natal - RN



Objetivos da aula:

- Entrar em contato com livros de literatura infantil;

- Identificar os livros de literatura que falam sobre o coelho;

- Produzir arte a partir da literatura.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.





Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno



Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O (a) professor (a) deve pesquisar, com antecedência, livros de literatura infantil que falem sobre coelhos. Deve levar para a sala de aula e juntar com os livros ali existentes. O (a) professor (a) deve espalhar todos os livros no centro da roda e pedir para as crianças observarem e escolher os livros que eles creem que tratem de coelhos.

2º Momento:

Depois disso, o (a) professor (a) pede às crianças para explicar porque elas acham que o livro escolhido fala de coelhos e cada criança vai falar sobre sua escolha. Coletivamente se escolhe um dos livros para ser lido.

3º Momento:

O (a) professor (a) lê e, em seguida, propõe ao grupo uma atividade de pintura baseada na história lida. Para tanto, é necessário arrumar as mesas, forradas previamente com jornal, com pincéis e tintas de diferentes cores, dispostas em pequenos potes para que as crianças possam fazer suas produções

4º Momento:

Depois da pintura seca, o (a) professor (a) propõe ao grupo fazer uma moldura para suas produções e fazem uma exposição no mural da escola.


Avaliação: Com esta aula é possível avaliar os critérios utilizados pelas crianças na escolha do livro, já que ainda estão sendo alfabetizadas, bem como o nível da representação das crianças através da pintura.


Acredito que toda atividade que pretenda estimular na criança a atividade com os livros é válida e deve ser apoiada e incentivada. Parabéns à professora.

Andrea Luciane Nunes Albano

Nenhum comentário:

Postar um comentário