quinta-feira, 4 de novembro de 2010
O Mito da Telinha
Artigo: O MITO DA TELINHA - OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR.(Graziela Giusti Pachane)
As novas tecnologias utilizadas como recursos de aprendizagem na educação vem contribuir em resultados positivos ou negativos dependendo de como será trabalhado. A TV/Vídeo por exemplo exerce um poder, pois prende a atenção "...imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, de forte impacto emocional, que facilita e predispõe a conhecer mais favoravelmente". (MORAN, 1994 p.44). Segundo Moran, a imagem mostra, a palavra explica, a música sensibiliza, o ritmo entretém. Então esses recursos são fontes que permite trabalhar com o imaginário com as emoções enfim viajar no mundo da telinha. Mas o professor necessita saber utilizar esse recurso de forma adequada para que haja uma interação entre o que é apresentado e o direciomanto que ele propôs com os recursos utilizados.
Hoje com os computadores podemos podemos trabalhar a comunicação simultânea (sincrônica) com pessoas em diferentes localidades, levando informações a locais com difícil acesso, ficamos ligados com o mundo.
Entretando temos que nos atentar para os modismos que as vezes é nos impostos como uma solução para os problemas existentes, segundo Hasse (1999, p. 124), não se conhece ao certo o impacto dessas novas ferramentas nas crianças, mas "pais e muitos profissionais da educação vivem a ilusão de que as inovações tecnológicas, e agora especialmente o computador, são salvadoras do atual sistema de ensino". Ela chama atenção para que os profissionais da educação tenham conhecimento em relaçao aos instrumentos para que não seje apenas uma ilusão. Fica então para nos profissionais da educação a responsábilidade de saber utilizar esses recursos e fazer dele um aliado para o conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário