segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Uma Linda Hitória de Natal

Planejamento de aula: Uma Linda História de Natal ( http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1141) Professora: Rosilene Lopes Schabbach Educação Infantil Recursos: Laboratório de Infomrmática com acesso a internet ou um computador com acesso a internte e data show. Conteúdos: Leitura da história, interpretação e produção de desenho, cores quantidades e valores natalinos. Objetivos: * Trabalhar o verdant significado do natal; * Desenvolver noções de quantidades e numerais; * Instigar o gosto em ouvir histórias; Etapas das Atividade: Conversar em rodinha com os alunos explicando o verdadeiro significado do Natal e perdir que cada um fale o que sabe a respeito. Logo após mostrar a história no computador e conta-lá; Depois trabalhar em sala com atividades impressas sobre o tema abordado e desenho livre. Avaliação: A avaliação será feita mediante o eles relataram a respeito a participação o entusiasmo e a criatividade.
Planejamento de aula Título: Conhecendo o meu Município Professora: Rosilene Lopes Schabbach Classificação: Anos Iniciais – Ensino Fundamental Recursos: Laboratório de informática com acesso a internet ou um computador com acesso a internet e data show. Conteúdos: Leitura, interpretação e produção de texto Historia do Município Geografia do Município Objetos em mídia a serem utilizados: Site do Município de Campo Verde (http://informe.campoverde.mt.gov.br/interna/cidade/historia.html) Objetivos: Conhecer a história do município de Campo Verde; Identificar as características do município de campo Verde; Compreender a diversidade das condições de vida da população Campoverdense; Etapas das atividades: • Conversar com os alunos sobre alguns fatos importantes do município onde moram. Relacionar no quadro de giz e registrar no caderno. • Pedir para os alunos que perguntem a pessoas mais velhas o que elas têm para contar sobre o lugar onde moram. Se tiverem fotos antigas do município, liste, a partir do relato dos alunos, algumas mudanças que foram acontecendo no município em conseqüência das ações humanas. • Fale das necessidades da preservação do lugar onde vivemos e das atitudes que devemos ter com relação a isso: Quais são os maiores problemas do seu Município. Avaliação: A avaliação será feita mediante as mudanças de postura dos alunos em relação a seguir instruções, preencher questionários, identificar semelhanças e diferenças entre as características do município, estabelecer comparações entre as situações sociais, demográficas e ambientais
PORTAL DO PROFESSOR (http://portaldoprofessor.mec.gov.br) RELATÓRIO DE AULA TEMA: Histórias narradas e seus desafios Autor: Glace Luciana Pereira Componente Curricular: Ensino Fundamental - Anos Iniciais Tema: Alfabetização Tendo como objetivo fazer com que o aluno aprenda a escutar; trabalhar com a narrativa, com a argumentação, com a descrição, reconhecendo as diferenças sonoras e escritas das palavras, trabalharem em dupla, conversar sobre a importância de escutar e ouvir histórias, a proposta dessa aula é partir de uma história narrada e propor desafios diferentes para a turma respeitando os diferentes conhecimentos que os alunos apresentam e trazer desafios procurando entender em que nível de leitura e escrita o aluno está e utilizando estratégias para que ele avance na apropriação da língua formal. A professora sugeriu a realização das atividades em grupo. Exemplo: • Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro; • Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras; • Aluno pré silábico com Aluno silábico sem valor sonoro; • Aluno silábico-alfabético com aluno alfabético, etc. Durante a aula a professora sugere também que os alunos ouçam o vídeo: A CASA FEIA Os alunos serão estimulados a expor seus sentimentos e opiniões sobre a história, essa roda de conversa faz parte do processo de escuta, argumentação e descrição, além é claro de possibilita utilizar seu conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras e explicitar esse seu conhecimento a um parceiro, o que também o faz aprender, permite pensar a respeito de quais letras utilizarem favorecendo um espaço de contradição para a criança que ainda não percebeu que a escrita representa a fala, associe a figura ao desenho, reescrevam a história dando um final diferente.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Mito da Telinha

Artigo: O MITO DA TELINHA - OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR.(Graziela Giusti Pachane) As novas tecnologias utilizadas como recursos de aprendizagem na educação vem contribuir em resultados positivos ou negativos dependendo de como será trabalhado. A TV/Vídeo por exemplo exerce um poder, pois prende a atenção "...imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, de forte impacto emocional, que facilita e predispõe a conhecer mais favoravelmente". (MORAN, 1994 p.44). Segundo Moran, a imagem mostra, a palavra explica, a música sensibiliza, o ritmo entretém. Então esses recursos são fontes que permite trabalhar com o imaginário com as emoções enfim viajar no mundo da telinha. Mas o professor necessita saber utilizar esse recurso de forma adequada para que haja uma interação entre o que é apresentado e o direciomanto que ele propôs com os recursos utilizados. Hoje com os computadores podemos podemos trabalhar a comunicação simultânea (sincrônica) com pessoas em diferentes localidades, levando informações a locais com difícil acesso, ficamos ligados com o mundo. Entretando temos que nos atentar para os modismos que as vezes é nos impostos como uma solução para os problemas existentes, segundo Hasse (1999, p. 124), não se conhece ao certo o impacto dessas novas ferramentas nas crianças, mas "pais e muitos profissionais da educação vivem a ilusão de que as inovações tecnológicas, e agora especialmente o computador, são salvadoras do atual sistema de ensino". Ela chama atenção para que os profissionais da educação tenham conhecimento em relaçao aos instrumentos para que não seje apenas uma ilusão. Fica então para nos profissionais da educação a responsábilidade de saber utilizar esses recursos e fazer dele um aliado para o conhecimento.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Importância do hipertexto

A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO. Para ler esta matéria na integra. Texto retirado do site http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/ Andrea L. N. Albano