quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tecnologia ou Metodologia

Esse vídeo retrata muito bem a metodologia de trabalho da professora que é extremamente tradicional.O responsável pela escola só pensou em trazer as "novas tecnologias" para a sala de aula, pois queria que a escola fosse moderna e não pensou se a professora estava apta a mudar sua metodologia, pois fica evidente no vídeo que ela sabia usar os recursos tecnologicos mas não mudou sua pratica de dar aulas. Então antes de trazer essas tecnologias para a escola é necessário refletir com os professores o curriculo da escola, o PPP para que essas mudanças venham a somar com a aprendizagem dos alunos.

domingo, 24 de outubro de 2010

O QUE É TRABALHAR COM PROJETOS?



LECIONAR COM PROJETOS POSSIBILITA O TRABALHO ARTICULADO EM QUE OS ALUNOS USAM DE FORMA INTERATIVA QUATRO ATIVIDADES LINGUISTICAS BÁSICAS COMO:FALAR,OUVIR,LER E ESCREVER A PARTIR DE MUITOS E VARIADOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS VÁRIAS ÁRES DO CONHECIMENTO, TENDO EM VISTA UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA QUE PODE SER MAIS SIGNIFICATIVA PARA ELAS.
ESSA MODALIDADE DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PREVÊ UM PRODUTO FINAL CUJO PLANEJAMENTO TEM OBJETIVOS CLAROS, DIMENSIONAMENTO DO TEMPO, DIVISÃO DE TAREFAS, E POR FIM A AVALIAÇÃO FINAL EM FUNÇÃO DO QUE SE PRETENDIA.
PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO DO PROJETO É PRECISO PERMITIR COM QUE CADA ESTUDANTE TENHA AUTONOMIA PESSOAL E RESPONSABILIDADE COLETIVA. É PRECISO TAMBÉM, DISCUTIR O PROJETO COM OS PAIS E A COMUNIDADE NO SENTIDO DE TER ADESÃO DELES EM RELAÇÃO A FINALIDADE DESSE TRABALHO ASSIM COMO POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES. DIANTE DISSO É CLARO QUE O TRABALHO COM PROJETOS É SIGNIFICATIVO. 

REGINA MACIANA DE OLIVEIRA.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PORTAL DO PROFESSOR - Relatório de Aula


Tema: Literatura Infantil: Expressividade

Autora: Josélia Soares Nunes dos Santos

Natal - RN



Objetivos da aula:

- Entrar em contato com livros de literatura infantil;

- Identificar os livros de literatura que falam sobre o coelho;

- Produzir arte a partir da literatura.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.





Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno



Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O (a) professor (a) deve pesquisar, com antecedência, livros de literatura infantil que falem sobre coelhos. Deve levar para a sala de aula e juntar com os livros ali existentes. O (a) professor (a) deve espalhar todos os livros no centro da roda e pedir para as crianças observarem e escolher os livros que eles creem que tratem de coelhos.

2º Momento:

Depois disso, o (a) professor (a) pede às crianças para explicar porque elas acham que o livro escolhido fala de coelhos e cada criança vai falar sobre sua escolha. Coletivamente se escolhe um dos livros para ser lido.

3º Momento:

O (a) professor (a) lê e, em seguida, propõe ao grupo uma atividade de pintura baseada na história lida. Para tanto, é necessário arrumar as mesas, forradas previamente com jornal, com pincéis e tintas de diferentes cores, dispostas em pequenos potes para que as crianças possam fazer suas produções

4º Momento:

Depois da pintura seca, o (a) professor (a) propõe ao grupo fazer uma moldura para suas produções e fazem uma exposição no mural da escola.


Avaliação: Com esta aula é possível avaliar os critérios utilizados pelas crianças na escolha do livro, já que ainda estão sendo alfabetizadas, bem como o nível da representação das crianças através da pintura.


Acredito que toda atividade que pretenda estimular na criança a atividade com os livros é válida e deve ser apoiada e incentivada. Parabéns à professora.

Andrea Luciane Nunes Albano

Plano de Aula de Teatro




Plano de aula semanal – 27 a 30 de abril de 2009




TEMA
- Chulingo – O Palhaço – Um novo Coração.

(apresentação de vídeo)





OBJETIVOS:

- Apresentar às crianças um espetáculo teatral cômico com fundo moral.

- Orientar para que observem a atuação de um profissional em palco, algumas técnicas já ensinadas em sala durante as aulas da oficina de teatro como: postura de palco, câmera lenta, dicção, altura de voz, tempo cênico, planos etc.





DESENVOLVIMENTO:

- Após acomodar as crianças, explicar como será a aula, dizer que veremos um vídeo de Um palhaço chamado Chulingo, que faz uma apresentação teatral cômica, que vai nos fazer rir e também pensar sobre a nossa vida.

- Pedir que sentem-se no tapete e orientar para que observem as técnicas teatrais usadas pelo ator, para serem comentadas depois do vídeo.

- Assistir ao vídeo, e ao final comentar sobre o porquê o coração e Chulingo estava sujo e como foi que ele conseguiu limpar, fazer relação com a nossa vida.

- Depois de volta cada um aos seus lugares, elencar as técnicas teatrais utilizadas pelo palhaço durante a apresentação.





- RECURSOS:

- Vídeo Chulingo

- Computador

- aparelho de som


Andrea Luciane Nunes  Albano






segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Reportagem de Ladislau Dowbor


Comentário sobre a reportagem de Ladislau Dowbor


Segundo a reportagem “Educação e tecnologia”, remete-nos para a necessidade atual de conhecimento. O professor, infelizmente, apresenta certas dificuldades de acesso aos novos conhecimentos. O que se percebe é que, muitas vezes, por ser um conhecimento novo gera muita insegurança, pois os próprios alunos possuem grande facilidade de utilizar os recursos tecnológicos atuais.

Com essa nova tendência, torna-se evidente a necessidade de discutir o papel dessas tecnologias não apenas em uma visão instrumental, mas, principalmente, em contextos educacionais, os quais têm levado muitos educadores a refletir sobre o ressignificado de sua práxi como interlocutores ou mediadores desses processos.

Por isso, é de suma importância que nos professores necessitamos estar sempre nos capacitando, refletindo e buscando sanar as dificuldades apresentadas para que o ensino e aprendizagem se torne significativo e prazeroso para ambos.

Nesse sentido, essa reportagem dentro da capacitação de TICS só vem a contribuir para uma reflexão e a somar com a aprendizagem.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Como utilizar a Internet na educação.


            A cada ano, a internet se torna uma ferramenta usada de forma mais abrangente nos processos de aprendizagem,  ela deixou de ser apenas uma forma de diversão, e passou a ser quase imprescindível nas diversas modalidades de ensino a distância e mesmo como ferramenta auxiliadora nos processos de ensino presenciais.
            Já podem ser encontrados diversos cursos de curta duração, cursos de graduação e pós graduação em vários centros educacionais espalhado pelo Brasil e pelo mundo.  A internet também funciona paralelamente como instrumento de divulgação destas modalidades de ensino, facilitando a chegada desta oportunidade aos mais diversos cantos do país.
            A troca de conhecimentos entre os profissionais, promovendo a criação  salas de bate-papo, fóruns e mesmo a utilização das plataformas de ensino a distância, que podem ser encontradas de forma gratuita na rede de computadores, sendo facilmente implementadas dentro dos ambientes de rede institucionais, facilitam a constante troca de novas experiências por parte dos educadores.
            Estas mesmas plataformas como o moodle, software livre de apoio a aprendizagem, consegue atrair a atenção de jovens, que encontram   nestas ferramentas, um atrativo a mais para poder participar de várias atividades acadêmicas.
            A internet também como instrumento de pesquisa se tornou essencial, hoje temos um universo  de informações sobre os mais diferentes áreas do conhecimento humano. Com apenas alguns cliques coletamos as informações necessárias para os mais diferentes fins, a informação está tão massificada na internet,  que algumas horas a frente do computador pode representar um acesso a informação que levariam anos para ser obtidos no passado.
            Nas atividades de ensino presencial, a informática de forma geral e abrangente, tem servido de suporte nas áreas de pesquisa aplicada, facilitando no acompanhamento nos resultados dos procedimentos empregados, facilitando também a toca de experiência e resultados com pesquisadores dos  mais diversos centros de ensino. Estes projetos de pesquisas envolvem também os treinamentos prévios dos envolvidos, que recebem diversos incentivos como bolsas de pesquisa.
            Para o desenvolvimento destas atividades de pesquisa, o ideal é que se tenha uma boa estrutura de laboratórios de informática, com um provedor de acesso a internet de alta velocidade, isto facilita em muito o processo de pesquisas na web, assim como também para a publicação dos resultados que precisam ser postados para acesso de outros internautas. O ambiente da internet é muito vasto, precisamos gastar algum tempo descobrindo novos locais, preferencialmente validando estas informações em mais de um lugar, existe muita informação inconsistente na internet e temos que cuidar para que as informações incorretas não integrem a nossa pesquisa. O aluno deve ser acompanhado neste processo, o docente deve ser um facilitador deste aluno.
            Como facilitadores do processo na procura  de informações, temos as ferramentas de busca como o Google, Bing, Yahoo entre outros, para pesquisar é muito fácil, basta se concentrar na temática central como  tema da pesquisa, caso a pesquisa ainda seja inconsistente basta refinar ainda mais, adicionando características específica ao tema,  como exemplo adjetivar a nossa palavra-chave da pesquisa.

Curso de TICS